04 de julho

GDF - Administrações Regionais
15/06/20 às 10h28 - Atualizado em 15/06/20 às 10h35

Mais quatro cidades terão postos para testagem de Covid-19 no DF

Nesta semana, Recanto das Emas, Candangolândia, Riacho Fundo II e Jardins Mangueiral recebem os postos de testagem

Há quase dois meses, a Secretaria de Saúde vem testando a população do Distrito Federal para a Covid-19 e já aplicou quase 190 mil testes rápidos. Os exames são feitos por meio do modelo drive-thru e indicados para pessoas com sintomas da doença causada pelo novo coronavírus (Covid-19).

Semanalmente, a testagem ocorre em dez postos montados em dez regiões administrativas. Nesta semana, Recanto das Emas, Candangolândia, Riacho Fundo II e Jardins Mangueiral receberão os postos de testagem. Com a instalação destas unidades, os drives do Riacho Fundo I, Samambaia, Brazlândia e SIA serão desativados.

As alterações ocorrem a partir da avaliação do cenário epidemiológico de infecção pelo coronavírus no DF. Além disso, as mudanças têm por objetivo melhorar o fluxo de atendimentos à população.

A Secretaria de Saúde reforça que os habitantes das regiões não atendidas pelos postos drive-thru, e que estejam com sintomas da Covid-19, devem procurar a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima para ser atendido. O atendimento ocorre nas 172 unidades existentes. Já a testagem para o coronavírus, seja por teste rápido ou RT-PCR (swab) foi intensificada em 79 UBSs.

Os testes rápidos são seguros e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para realizá-los, o cidadão deve residir nas áreas cobertas pelos drives e fazer um cadastro no site teste.df.gov.br. Ao se cadastrar, o cidadão poderá visualizar as vagas disponíveis nos pontos de testagem, bem como agendar o exame. A disposição das vagas é atualizada a cada dois dias.

Novos postos

O drive do Recanto das Emas substituirá a unidade que estava em Samambaia. No entanto, a população desta região continuará sendo atendida no Recanto.

Veja os endereços de todos os postos de testagem que estão funcionando de 15 a 19 de junho:

Fonte: Agência Brasília.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros