29 de setembro

GDF - Administrações Regionais
18/08/20 às 16h42 - Atualizado em 18/08/20 às 16h43

Entre o SOF Norte e o Saan, 130 pneus recolhidos

GDF Presente começa a semana com coleta de entulho descartado pela população nas ruas, limpeza de bocas de lobo, poda de árvores e recuperação de vias

O descarte irregular de entulho pela própria população em áreas públicas do Distrito Federal fez com que o GDF Presente e a Administração Regional do SIA recolhessem nesta segunda-feira (17) 130 pneus em ruas e terrenos baldios. A sujeira estava espalhada entre o Setor de Oficinas Norte (Sofn) e o Setor de Armazenamento e Abastecimento Norte (Saan), região de oficinas mecânicas de Brasília.

Além de provocar sujeira e riscos ao meio ambiente, os pneus podem facilmente armazenar água parada e se transformar em focos de reprodução do mosquito da dengue. “Sem contar que, amontoados, viram abrigos de animais peçonhentos, como escorpiões”, lembra a administradora regional do SIA, Luana Machado. Uma varredura no SIA também recolheu seis caminhões de entulho e inservíveis despejados em uma área invadida conhecida como Aschagas.

Carlos Fonseca, de 57 anos, é gerente de pós-venda em uma concessionária do Trecho 2 do SIA. Ele conta que as lojas do ramo na região seguem as normas ambientais de coleta e armazenamento dos pneus inutilizados em uma área seca e coberta. Só então uma empresa especializada os recolhe, sem prejuízos à cidade. “É importante que essa ação de limpeza ocorra, mas é lamentável ver o cidadão suje as ruas, ainda que a gente não saiba quem exatamente faz isso”, diz ele.

A limpeza do SIA pelo GDF Presente seguiu em outras ações. Dez paradas de ônibus foram lavadas com jatos d’água abastecidos por dois caminhões pipas. As equipes do do Governo do Distrito Federal (GDF) partiram pra cima da sujeira também nos arredores da Feira dos Importados, com a desobstrução e limpeza das bocas de lobo. Os automóveis também regaram dois canteiros centrais gramados e afetados pela seca, além das vias vicinais do Setor de Chácaras do SIA que, nesta época do ano, estão muito empoeiradas.

Fonte: Agência Brasília.

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros