![]() |
![]() |
![]() |
O Administrador HELIO AVEIRO e o Secretário de Estado de Fazenda do DF, ANDRÉ CLEMENTE, lançam no dia 18 de junho no Sistema FIBRA, o evento " CARAVANA DE 2019 – FCO ITINERANTE ", sendo este, um fundo constitucional que nos governos anteriores não utilizaram devidamente, aplicando e informando aos empresários do Distrito Federal, que estaria disponível estes recursos financeiros através do Banco do Brasil, Banco de Brasília – BRB e Bancoob.
Criado pela Lei Federal nº 7.827, de 27 de setembro de 1989, o ( FCO ) Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) é um agente de desenvolvimento da região Centro-Oeste mantido pelo Banco do Brasil.
O objetivo do FCO é contribuir para o desenvolvimento econômico e social, por meio de financiamentos ligados aos setores industrial, agropecuário, mineral, de turismo, de infraestrutura econômica, comercial e de serviços.
Na linha do FCO Rural, há investimento e custeio para produção agrícola, pecuária e implementação, ampliação ou modernização de agroindústrias e cooperativas.
Já no FCO Empresarial, pessoas jurídicas e microempreendedores individuais têm acesso às linhas para infraestrutura econômica e desenvolvimento industrial, do turismo regional, dos setores comercial e de serviços. É possível obter, por exemplo, financiamento para aquisição de insumos, matéria-prima e formação de estoques para vendas.
Para este ano de 2019, foram disponibilizados R$ 703 Milhões em recursos para o distrito federal, sendo 50% para FCO Empresarial e 50% FCO Rural. Entre as vantagens do Fundo, estão: encargos financeiros diferenciados; bônus de adimplência de 15% sobre os encargos financeiros; isenção de tarifa de abertura de crédito (TAC) e Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros (IOF); e prazo ajustado à capacidade de pagamento.
O FCO fomenta o crédito, gera emprego e renda e estimula a economia local. Essas reuniões servem justamente para alinhar e identificar as carências e dúvidas que o empresário possui em relação a linha de crédito.
A aproximação do setor produtivo com o financeiro é extremamente importante, justo por que, esse tipo de ação beneficia, principalmente, o pequeno e o médio empresário. É preciso ter um mecanismo de facilitação para as empresas terem acesso ao crédito.
A administração regional do SIA e o sistema Fibra disponibilizaram um interlocutor entre as associações que representam o setor produtivo no DF e as instituições financeiras, com a intenção de fazer com que esses empresários possam ser assessorados, e dessa forma identifique pequenos gargalos no processo de aquisição do FCO. Tudo visando a otimização e a liberação do crédito.
AGENDA
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Administração Regional do Sia
SIA trecho 08 - Lotes 125/135 - CEP: 71.205-080
BRASÍLIA - DF